08 setembro 2015

Feijoada AMA Blumenau e Microrregião




Vamos ajudar a AMA Blumenau e Microrrregião na comemoração do segundo ano da associação, para arrecadação de recursos da sede. Vale a pena ajudar e contribuir. Conheça um pouco da AMA.



No dia 15 de agosto de 2013, em assembleia na Fundação Fritz Muller, na cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina, foi fundada a AMA Blumenau e Microrregião, que tem como missão: “Oferecer tratamento especializado, multidisciplinar e de qualidade, apoio na inclusão escolar e social, visando uma vida digna e produtiva aos autistas e suas famílias”.


O que é autismo?


Distúrbios ou Transtornos do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento que normalmente surge nos primeiros três anos de vida da criança, sendo de três a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.

O TEA atinge a comunicação, a interação social, a imaginação e o comportamento. Não é algo que a criança pode contrair e não é causado pelos pais. É uma condição que prossegue até a adolescência e vida adulta.



Lembretes importantes:

- Não há padrão fixo para a forma na qual o TEA se manifesta;
- Não há idade determinada para o aparecimento dos sintomas;
- Em geral, os sintomas tornam-se evidentes gradativamente;
- Os sintomas específicos variam bastante, muitas crianças podem não apresentar todos os sintomas até hoje identificados;
- Os sintomas variam de acordo com a idade;
- A gravidade dos sintomas varia.


Principais Sintomas





Os objetivos a curto e médio prazo que já estão sendo realizados: promover cursos e palestras destinados a pais, familiares, profissionais e professores, visando um trabalho multidisciplinar; promover a inclusão de crianças autistas nas escolas regulares; orientação, acolhimento e apoio aos pais e familiares, especialmente após o diagnóstico.

Os objetivos em longo prazo são: aquisição de uma sede própria para proporcionar tratamento multidisciplinar com qualidade às crianças e jovens diagnosticados no espectro autista; promover o conhecimento e incentivar pesquisas e estudos sobre autismo; realizar convênios com prefeituras, órgãos públicos e instituições de ensino superior para viabilizar os atendimentos especializados; proporcionar oficinas e atividades extras para crianças, jovens e adultos autistas.


A sede provisória ainda esta sendo montada e a associação está na fase de compra de moveis e reformas para adequá-la, bem como estudando e montando um projeto pedagógico, visando iniciar atendimentos aos nossos autistas.


As despesas da associação são pagas com doações e principalmente com a renda de eventos realizados.


O primeiro grande passo foi dado, foi fundada a associação e o autismo tem sido divulgado nas mídias, em escolas e em diversos setores, através de entrevistas, palestras e cursos ministrados. Os últimos cursos ocorreram no Instituto Federal Catarinense (IFC) e uma série de palestras em postos de saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e outras entidades. Também estamos participando de reuniões com outras entidades da região que atendem outros tipos de deficiência, bem como com outras associações de autistas do nosso estado.


Rua 15 de Novembro nº 340 – salas 204 e 205
Centro – Blumenau/SC CEP: 89.010-000 
Conta no Banco do Brasil: 
Agência 2869-X
C/C 28.368-1
Facebook: AMA Blumenau Autismo



Nenhum comentário: